" E fez -lhe oração , e Deus se aplacou para com ele , e ouviu sua súplica ... " ( 2 Crônicas 33.13 )
" Eu me sentia muito indigno " , essas foram as palavras que ouvi numa conversa com um irmão muito amado. Em seu desabafo ele me contou que tinha crescido em um lar cristão , seus pais o havia criado segundo os padrões de Deus , mas conforme foi chegando na sua adolescência , foi conhecendo outras " coisas" , que para ele eram novidades bem convidativas , e nesse meio tempo , acabou se desviando do Caminho.
" Fiz muitas coisas erradas , coisas que eram abominações perante os olhos de Deus ( e eu sabia disso ) , me entreguei a tudo o que era ilícito ,sentia um vazio e nada era capaz de preencher , mexia com ocultismo na busca por respostas rápidas para as minhas frustrações ... ( tudo em vão ) ..."
Quando ele começou a querer mudar o rumo da sua vida e fazer o caminho de volta , ficou apreensivo pensando se Deus o perdoaria de seus pecados . Eu glorifiquei a Deus ao ouvir dele : " No entanto, esse pecador arrependido encontrou a resposta na Palavra de Deus , uma Palavra que me trouxe esperança , foi o relato bíblico sobre Manassés .
Bom, ficamos ali ainda um bom tempo , ele me contou todo o seu testemunho e já quando eu vinha embora estava tão feliz pelo relato do irmão , que aquela Palavra veio sendo ministrada em meu coração de tal maneira, que assim que cheguei em casa fui me aprofundar nessa passagem bíblica , que está registrada em 2 Crônicas 33.1-20 . Se você também se sentiu ou se sente indigno do perdão de Deus por causa de erros cometidos no passado, também pode ser consolado por essa Palavra .
Manassés foi criado numa família que servia a Deus . Seu pai , Ezequias , foi um dos reis mais notáveis de Judá . Manassés nasceu três anos depois de Deus ter prolongado milagrosamente a vida de seu pai ( 2 Reis 20.1-11) . Sem dúvida , Ezequias considerava esse filho como uma benção , resultado da misericórdia de Deus , provavelmente se esforçava para ensinar o filho no temor do SENHOR , o adorando de forma pura . Mas nem sempre os filhos seguem os exemplos dos pais , e foi isso que sucedeu com Manassés .
Ele tinha doze anos quando seu pai morreu , infelizmente , " Ele fez o que era mau aos olhos do SENHOR " ( 2Cr 33-2 ) . Será que o jovem rei foi influenciado por conselheiros que não tinha nenhum respeito pela adoração verdadeira ?
Isso a bíblia não diz . Mas diz que Manassés chegou ao ponto de cometer idolatria e crueldades .
Ele ergueu altares para deuses falsos , ofereceu os próprios filhos em sacrifício , praticou espiritismo e colocou uma imagem esculpida no templo do SENHOR em Jerusalém ," fez muitíssimo mal aos olhos do SENHOR , para o provocar à ira " . Deus falou muitas vezes a Manassés e ao seu povo , porém não deram ouvidos . ( 2Cr 33.10 ).
Foi então que o SENHOR permitiu que Manassés fosse levado cativo para Babilônia , ali ele teve a oportunidade de meditar em tudo o que tinha feito . Será que finalmente ele parou para pensar que seus inúmeros deuses falsos não puderam protegê-lo ? Será que se lembrou de sua infância , dos ensinos de seu pai , um homem temente a Deus?
Seja como for , ele mudou sua atitude : " E ele, angustiado, orou deveras ao SENHOR seu Deus , e humilhou-se muito perante o Deus de seus pais " . O relato diz que" Deus se aplacou para com ele , e ouviu a sua súplica " ( 2Cr 33-12-13) .
Mas será que um homem que havia cometido erros tão graves poderia ser perdoado por Deus ? A resposta é Sim! O SENHOR se comoveu com o arrependimento sincero de Manassés , ele ouviu sua súplica por misericórdia : " e tornou a trazê-lo a Jerusalém , o seu reino ". Então, para provar seu arrependimento , ele pôde corrigir todos os seus erros , tirou da casa do SENHOR todos os deuses estranhos e o ídolo , como também os altares e os lançou para fora da cidade , contudo o povo ainda sacrificava nos altos , mas somente ao SENHOR seu Deus .( 2Cr 33.15-17)
O que eu aprendo aqui ?
Se você se sente indigno , por conta dos erros que foram cometidos no passado , anime-se com esse exemplo . Esse relato faz parte da Palavra inspirada de Deus ( Romanos 15.4) . Isso mostra que Deus está pronto a perdoar ( Salmo 86.5 ) .
O que importa para Ele é a condição do coração do pecador , um coração quebrantado e contrito Ele não desprezará ( Salmo 51.17 ), e o que confessa e deixa , alcança a misericórdia ( Pv 28.13 ) . A pessoa que ora sinceramente arrependida , abandona o erro e se esforça com determinação para fazer o que é correto , esses alcançam a misericórdia de Deus e recebe o seu perdão .
Para nossa meditação .
" Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos , e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele ; torna para o nosso Deus , porque grandioso é em perdoar . " ( Isaías 55.6-7 ) .
Que o SENHOR os abençoe ...
Gisele Fernandes.