Não Duvide, Ele Cuida de Você




Dependendo das circunstâncias , palavras como " cuidados, preocupações e /ou temor, podem revelar tanto atitudes certas ou erradas na vida de um cristão.

O que eu quero dizer com isso ? Do ponto de vista bíblico , o sentimento de temor está correto quando este significa reverência para com o Senhor.

Hebreus 12. 28-29 descreve muito bem : "Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; porque o nosso Deus é fogo consumidor".

O temor de Deus é a base para andarmos em Seus Caminhos e para servirmos e amarmos a Ele. O cuidado também é positivo quando demonstra interesse pelos outros (1Co 12.25 ; 2Co 11.28).

Mas quanto a preocupar-se é uma atitude que está sempre errada, porque a preocupação paralisa a fé atuante na vida de qualquer pessoa.

Quando nos preocupamos , assumimos responsabilidades que nunca nos foram delegadas.

Jesus ensinou repetidas vezes "não vos inquieteis" , Ele diz que não devemos ficar ansiosos com as necessidades físicas, que importa muito mais que busquemos o reino de Deus e que essa seja a nossa prioridade, Jesus nos garante que nosso Pai celestial vai cuidar das nossas necessidades ,pois Ele bem sabe quais são todas elas ( Mt 6.25-34), portanto, não devemos nos preocupar com nada, mesmo as coisas "básicas" da vida.

A preocupação é uma emoção sufocante, que nos consome a energia e faz com que nos apressemos em tentar resolver com a força do nosso próprio braço, lógico de modo precipitado, tirando a Soberania do Senhor sobre nossas vidas, colocando a força e a engenhosidade humanas acima da força e dos propósitos de Deus.

A preocupação abre caminhos para o "mundanismo", isto é, deixamos de andar e enxergar as coisas espirituais e começamos querer sinais visíveis e imediatos, e com isso, deixamos de contemplar as bênçãos diárias que o nosso Deus nos proporciona.

Não posso deixar de lembrar dos filhos de Israel, que embora tivessem visto com seus próprios olhos Deus abrir o mar Vermelho para libertá-los do Egito, contemplaram a manifestação do poder de Deus diante deles, mas não acreditavam que o Senhor providenciaria água para eles nos deserto para satisfazer suas necessidades.

Por que tomaram essa atitude ao invés de crer e confiar em Deus?

Será que nem por um momento eles pensaram que um Deus que faz grandes coisas, não poderia cuidar das pequenas?

Para minha tristeza, constatei que não sou tão diferente desse povo. Eu também já contemplei e contemplo todos os dias os grandes milagres de Deus na minha vida, me lembro de onde Ele me tirou, palavra fiel é esta, me tirou de um lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha e firmou os meus passos.

Sim, eu vi com meus próprios olhos o amor do Senhor sobre mim e a minha casa, e mesmo assim, como aquele povo, quantas vezes murmurei querendo voltar para trás, quantas vezes coloquei Deus na parede mostrando claramente que minha confiança era da boca pra fora, as inquietações dessa vida estava me afastando do Único que me amou e ama.

Diante de todas as maravilhas realizadas eu não deveria nunca, nem por um momento, duvidar que em todas as coisas Ele tem cuidado de mim ...

A preocupação é o oposto da fé, esse ato sugere que Deus não é digno de confiança para cuidar da nossa vida e suprir todas as nossas necessidades. Em Filipenses 4.6 diz : "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ações de graça ".

Em vez de ansiedade , devemos oferecer livremente ações de graças vinda de um coração firmando na fé em Deus (Sl 112.7 ), e não deixar que nossas preocupações fiquem remoendo nossas mentes.

Precisamos aprender a confiar verdadeiramente em Deus, e o caminho que vai da preocupação à fé começa reconhecendo que não temos fé, isso mesmo. Não é vergonha nenhuma assumir isso, lembre-se que em Lucas 17.5, os apóstolos pediram ao Senhor que lhes aumentasse a fé.

A fé é que nos faz crer sem ver, Hebreus 11 está a prova de que pela fé andamos e cremos, e por fim, nos dá a certeza absoluta de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá de separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor ( Rm 8.38-39).

Bom, a única maneira que encontrei para superar minhas preocupações, foi fazendo exatamente o que a Bíblia nos instrui em 1 Pedro 5.7: "Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós ".

Quando aprendi a fazer isso, conheci e senti a paz de Deus que excede todo o entendimento, o Senhor guardou o meu coração e a minha mente em Cristo ( Fp 4.7).

Claro que para o mundo, ou seja, pessoas que não tiveram ainda um encontro com o Salvador, essas preocupações e fardos desnecessários farão parte de suas vidas, mas para aqueles que tiveram esse encontro, Ele mesmo prometeu : "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu julgo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração. Porque o meu julgo é suave e o meu fardo é leve" ( Mt 11.28-30).

Glórias à Deus !!

Para nossa meditação : "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize ". (João 14.27)



Deus os abençoe.


Gisele Fernandes