DEVOCIONAL DE ADVENTO - MILAGRES




A vida se manifestou...” (João 1:2)

É impossível relembrar dos fatos acerca do nascimento de Cristo, sem falarmos do seu nascimento virginal (Lucas 1.26-38). Você já notou que a vinda do Messias começa com um milagre e sua permanência neste mundo se encerra com um milagre (sua ressurreição e assunção aos céus)? Todos os três anos do ministério de Jesus são marcado por muitos milagres.

Um dos relatos que mais enche meu coração de fé está em João 11:1-45 – A ressurreição de Lázaro.

Já era o quarto dia, o corpo já cheirava mal e, contrariando ou superando todas as expectativas, Jesus ordena “Lázaro, vem para fora” e ele veio! 

Essa passagem é incrível de várias formas, primeiro porque Lázaro já estava morto há quatro dias!! Quatro dias!! Jesus já havia operado outros milagres e até ressuscitado outros mortos, mas quatro dias!? Parecia impossível até para Jesus.

Além disso, vemos Marta e Maria em cena, novamente, e elas estão tristes, talvez um pouco amarguradas, porque Jesus parecia haver demorado para chegar. Aprendemos também com a incredulidade delas e como Jesus as confronta dizendo “se creres verás a glória de Deus”. Vemos também sua compaixão por elas e pelos demais que ali estavam. Jesus chorou. A vida se manifestou e Lázaro veio para fora. É um texto realmente incrível! Jesus devolveu alegria para aquelas irmãs.

Quando o anjo anuncia para Maria o nascimento de Jesus, ele diz: “Porque para Deus nada é impossível” (Lucas 1.37). Voltando ao relato sobre Lázaro, (João 11:41-42), lemos o seguinte: “Jesus olhou para cima e disse: "Pai, eu te agradeço porque me ouviste. Eu sabia que sempre me ouves, mas disse isso por causa do povo que está aqui, para que creia que tu me enviaste".

O relato termina dizendo que muitos dos que estavam ali creram nele, por causa do que tinham visto.  Em todos os evangelhos lemos que as pessoas criam nele por causa do que o viam fazer. Hoje não temos mais Jesus aqui entre nós, fisicamente, realizando milagres na mesma proporção em que acontecia quando Ele esteve aqui, mas que isso não seja um obstáculo à nossa fé.  Que nossa fé não se limite a crer apenas no que podemos ver, mas que ela possa aumentar a cada dia, pela graça de Deus.

Talvez você precise de muitos milagres hoje, ou algum em específico, mas eu preciso dizer que Deus não irá realizar todos desejos do nosso coração. Ele prometeu nos dar tudo que precisamos e não tudo que queremos. Há uma grande distância entre uma coisa e outra...

Sabe o maior milagre que você pode contemplar hoje? Ele nos deu vida, estando nós mortos em nossos delitos e pecados!! Aleluia!! Estávamos condenados à morte eterna e, assim como Lázaro, nossa única esperança é Cristo realizando o impossível.

"Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus” (Efésios 2:5-6)

A vida se manifestou e pela graça somos salvos. Louvado seja Deus por esse maravilhoso milagre!

“Amado Senhor, te agradecemos pela vida eterna que o Senhor nos deu em Cristo. Enche nosso coração de fé hoje, para sabermos que, ainda que as coisas não aconteçam como nós queremos, tudo está em suas mãos. Queremos ver a tua glória, então, nos ajude a crer quando duvidamos. Amém”


Maira Carvalho