DEVOCIONAL DE ADVENTO - ENCARNAÇÃO



“A vida se manifestou; nós a vimos e dela testemunhamos” (1 João 1.2)

O que difere o cristianismo de todas outras religiões é a encarnação. Não temos Jesus apenas como uma pessoa que aponta para Deus e nos diz como poderemos chegar até Deus, mas temos Jesus como o próprio Deus. Nenhuma outra divindade deixa toda sua glória e vem viver como homens, em meio aos homens. Isso só acontece no cristianismo.

“Inimaginável grandeza foi acondicionada em uma manjedoura” Keller, Timothy. O Natal escondido (p. 107). Vida Nova. Edição do Kindle.

Lendo os evangelhos vemos Deus sendo homem. Vemos toda sua compaixão, humildade e amor. E a maravilha disso é que, encarnado, Ele se torna um Deus relacional. Ele veio viver na terra para se relacionar com os homens. Ele decidiu se aproximar de nós.

Celebrar o Natal é celebrar a encarnação de Deus e, como já falamos em outras ocasiões, a encarnação de Deus muda tudo! Aquela conversa de que religião não importa, que basta ser boa pessoa, é engodo e balela. Esqueça isso de uma vez por todas porque se você confiar em suas próprias ações você irá direto para o inferno.

Se Deus veio habitar entre nós – e Ele veio!  - então, de fato, não podemos nos salvar a nós mesmos, pelas nossas supostas boas obras.  A situação, para nós, era tão desesperadora e impossível de resolver que o próprio Deus precisou vir a este mundo e fazer aquilo que não poderíamos jamais fazer.

Ele é Deus, mas também é homem, porque só um homem poderia morrer. E foi isso que ele teve que fazer para resolver nosso problema impossível, ele teve que morrer em nosso lugar, levando sobre si o nosso castigo.

“Embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se, mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!” (Filipenses 2:8)

Celebrar o Natal verdadeiro é celebrar a graça de Deus derramada em nossas vidas, sem a qual não temos nenhuma esperança.

“Senhor, te damos graças porque vistes à terra, te vimos e podemos testemunhar de ti. Somos alvos de teu amor, graça e misericórdia. Enche nosso coração de fé e esperança para celebrarmos mais um Natal. Amém”


Maira Carvalho