DEVOCIONAL DE ADVENTO - A ALEGRIA É UMA PESSOA



“... o Poderoso me fez grandes coisas.” (Lucas 1.19)

O pastor Hernandes Dias Lopes costuma dizer em suas pregações que a alegria não é um sentimento ou uma circunstância que experimentamos, mas que a alegria é uma pessoa, Jesus. 

Hoje vamos propor uma meditação no Salmo 126. Não vamos transcrever todo o Salmo aqui, mas tire alguns instantes pra ler. O título é “Consolo para os que choram” e tem apenas 6 versículos. Vai valer a pena! Foi escrito como uma alusão ao retorno do povo judeu (que era escravo na Babilônia) para terra prometida.

 “Quando o Senhor restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha... a nossa boca se encheu de riso... o Senhor fez grandes coisas por nós e por isso, estamos alegres” (versos de 1 a 3)

Você consegue reconhecer tudo o que o Senhor tem feito por você? Com certeza tivemos circunstância que nos trouxeram felicidade, mas também outras que nos alegraram. É possível chegar ao fim de mais um ano, contar a bençãos e ver como Deus tem feito grandes coisas por nós.

Entretanto, não é sobre isso que estamos falando. Situações terrenas, hoje nos alegram e amanhã nos fazem sofrer. Estamos falando de algo único, exclusivo, verdadeiro e permanente. 

Também estávamos cativos, escravos do pecado, mas o Senhor restaurou a nossa sorte ao enviar Cristo ao mundo! Nosso libertador. 

A sua boca se encheu de riso? Talvez você tenha mais motivos para chorar do que para sorrir, mas experimentar a alegria verdadeira não significa viver uma vida livre de sofrimento. A dor e o choro certamente virão. O inverno da alma é inevitável! Mas o mesmo Salmo ainda nos diz que os que com lágrimas semeiam, com júbilo colherão. 

Deus muda nossa sorte, reverte aquilo que é mau em bem, aquilo que é sofrimento em benção, tristeza e choro em alegria. Em Cristo, Deus reverteu a morte em vida eterna! Louvado seja Deus! 

“Senhor, não temos palavras pra agradecer tudo que o Senhor tem feito por nós. O Senhor mudou a nossa sorte e também estamos caminhando para a Terra Prometida. Continua conosco na caminhada Senhor, precisamos de Ti. Amém”


Maira Carvalho