Uma lição de Isaque





Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho. (Gênesis 22:12)



Não há dúvidas que a história de entrega de Isaque, ou como alguns dizem, um teste de fidelidade em relação ao amor de Abraão pelo Senhor, é uma das histórias mais conhecidas da Bíblia. Uma história de extrema fidelidade de um homem para com o Senhor.


Observando o texto bíblico e de forma bem prática consigo compreender alguns comportamentos de Abraão que são válidos para nós até o dia de hoje.

Já ouvi pessoas comentando sobre esse texto dizendo que Deus é mal por ter pedido o único filho de Abraão. Que Deus é mal porque pediu o sonho de Abraão. Que Deus não teve consideração com Abraão em pedir algo tão absurdo. Como se Deus fosse um algoz dos desejos mais sinceros de Abrãao.


Pode parecer absurdo, mas, infelizmente muitas vezes pensamos que Deus é mal conosco, que Ele quer demais de nós, que Ele cobra muito caro por uma vida com Ele. Nesta sociedade mal acostumado e que problematiza tudo, há aqueles que falam que Deus é muito "exigente".

Porém, nessa passagem histórica de Abraão e Isaque, peço que você atente para algo muito precioso e uma grande verdade.


Deus não pediu a Abraão o sacrifício de abrir mão de seu filho querido. Na verdade, Deus queria o CORAÇÃO de Abraão, o centro da vontade de Abraão e a obediência oriunda de uma confiança no PAI.


Pedir Isaque como sacrifício envolvia decisões pautadas pela obediência, pela fé e por um amor acima dos seus desejos pessoais. No versículo que lemos fica claro que através da atitude de Abraão, uma atitude de obediência, que o amor que Abraão tinha por Deus era verdadeiro e honesto.


Por conta disso, quero que você pense um pouco a respeito dessa situação. Mesmo que você às vezes tenha que tomar uma decisão muito séria, que pode até ser que implique um sacrifício de sua parte, saiba que Deus quer apenas o seu coração. Deus quer que você caminhe ao lado dEle, confiando, oferecendo o que há de melhor e mais sincero em seu coração em total submissão a Ele.


Interessante notar que Abraão obedeceu a Deus sem reservas, sem saber se ia ou não receber uma recompensa por sua obediência. Ele ia obedecer e ponto final.  Talvez, se nós caminhássemos dessa forma, sem esperar algum prêmio pela “obediência”, nós viveríamos experiências grandiosas com o Pai. Uma experiência que transformaria nossos valores, nossa vida, nosso futuro... até a Eternidade.

Hoje, quero te encorajar a entregar seu coração a Deus, assim como Abraão, que obedeceu em sinceridade.

Que você tenha decisões totalmente submissas a vontade de Deus, crendo que mesmo que aparentemente nada faz sentido, Deus tem cuidado de você.


Eu tenho certeza que você não vai se arrepender.

Minha oração: “Senhor, ajude-me a crer na Tua voz, mesmo que as circunstâncias pareçam confusas e obscuras. Ajude-me a obedecer a tua Palavra em sinceridade. Que a tua Palavra continue sendo a minha prioridade, Em nome de Jesus. Amém.”



Pense nisso!


Juntos em oração e amizade!



Marco Cicco