Até aqui nos ajudou o Senhor




Há alguns dias venho meditando nesta expressão, “figurinha carimbada” no meio evangélico. Quem a proferiu foi Samuel, em um dos vários momentos que marcaram o povo israelita. De quando eles, após vexatória derrota para o exército filisteu, viram-se em uma situação de conflito, de medo, de dúvida. Curvados a Deus em humildade e súplica, finalmente entenderam quem os ajudava, quem era com eles, quem os sustentava (a narrativa completa do episódio você encontra no livro de I Samuel, caps. 4 a 7).


Milhares de anos depois, cá estamos nós. Às voltas com lutas, incertezas e angústias. É o saldo do mês que não fecha, um relacionamento estraçalhado, aquela enfermidade que te mantém em dor constante... Poderia enumerar um sem fim de situações negativas, mas esse não é meu ponto. Não quero fazer mais um texto dizendo que quando tudo estiver ruim você deve correr para Deus (também isso constrói nosso aprendizado, mas essa reflexão fica para um outro momento). 

O que eu quero, em vez disso, é que eu e você vivamos com a consciência de que só chegamos ao minuto seguinte porque sustentados por Deus. Seja o vindouro um tempo de águas calmas ou um tempo de mar revolto, você só está onde está porque a mão de Deus te trouxe até então. 

Isso tem ardido em meu coração, e deve ser premissa para cada um de nós. É levantar a cada dia “até aqui me ajudou o Senhor”. É entrar para uma reunião importante e “até aqui me ajudou o Senhor”. É refletir nisso antes de falar mais uma vez com o médico (notícias boas, notícias ruins? Não sabemos!). Mas sabemos que o Senhor é fiel à Sua palavra. Ele ajudou, ajuda e seguirá ajudando. 

“EBENÉZER” significa “pedra de ajuda”. Sim, o Senhor é a nossa rocha! E Ele seguirá sendo o meu e o teu suporte, pois a jornada ainda não chegou ao fim. Até que venha, aquele que é o Alfa e o Ômega estará conosco em cada situação, em cada decisão, em cada respirar. 

Eu sei, os séculos passaram. E nisso consiste a grandeza do nosso Deus: eu e você podemos falar como Samuel! O profeta sabia que a vitória sobre o exército filisteu não era o fim, mas o futuro não era uma preocupação. “Então tomou Samuel uma pedra, e a pôs entre Mizpá e Sem, e chamou-lhe Ebenézer; e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12

Até aqui o Senhor trouxe a mim e a você, e Ele seguirá nos conduzindo. Que possamos carregar essa certeza em nossos corações.


Giselaine Lins