Deus direciona todos os detalhes da minha vida?
Por John Piper
AW Tozer estava errado em seu livro Soberania? A pergunta de hoje chega de um ouvinte chamado Josh. “Pastor John, olá! Sou cristão à apenas alguns anos e estou aprendendo mais sobre Calvinismo e eleição em meus estudos. Minha pergunta é: Até que ponto nossas ações e caminhadas diárias com Deus são predestinadas? Se bem me lembro, AW Tozer acreditava que a providência era como um navio cruzeiro. O destino final do navio é estabelecido e certo (isso é providência). Mas no mar aberto, o que cada um de nós faz no navio é aberto à nossa livre vontade. Então, pastor John, quanto da nossa vida diária é soberanamente dirigida por Deus?
No navio cruzeiro
Bem, eu adoro AW Tozer, mas isso é uma analogia ruim. Desculpe Tozer. Minha resposta para a última pergunta - "Quanto de nossa vida diária é soberanamente dirigida por Deus?"
- é tudo , até a amarração de seus cadarços e a escovação de seus dentes, que eu tentarei mostrar na Bíblia em apenas um minuto.
"Toda a vida, até a amarração dos cadarços e o escovar dos dentes, é dirigida por Deus."
Existem vários problemas com esta proposta que diz que a vida é como um navio cruzeiro cujo destino é decretado soberanamente enquanto a vida no navio não é decretada soberanamente. Aqui está o primeiro problema. Isso implica que as escolhas que fazemos na vida no navio não têm nenhum efeito decisivo sobre o resultado de nossas vidas - o destino do navio. Isso não é verdade.
Hebreus 12:14 diz: “Esforcem-se [no barco] pela paz com todos e pela santidade, sem a qual ninguém verá o Senhor”. Ver o Senhor é a chegada ao destino. Mas se você não tem santidade no navio, não haverá destino no céu. Desconectar a soberania sobre o destino da soberania no navio é antibíblico.
Controle completo
Aqui está outra maneira de dizer isso. Este é o mesmo ponto, mas num ângulo diferente do porquê esta é uma proposta anti-bíblica. A Bíblia é permeada pelos ensinamentos de que o controle soberano de Deus é completo, não parcial. Governa todos os aspectos da natureza, todos os aspectos da história, da vida nacional, da vida pessoal - nada, absolutamente nada, está fora do governo soberano de Deus.
Agora, a maneira como ele controla todas as coisas pode ser diferente. Seja mais ou menos direto ou mais ou menos indireto, mais ou menos por intrusão ativa ou mais ou menos por permissões táticas - no entanto, Deus o controla e o controle é completo e abrangente. Nada no universo é aleatório ou sem propósito e propósito divino.
Agora, eu não digo isso por causa de qualquer suposição filosófica sobre a natureza de Deus. Eu acho que as suposições filosóficas aqui são o inimigo do verdadeiro pensamento bíblico. Devemos ir à Bíblia e tentar ouvi-la pelo que ela diz, sem trazer nossas suposições filosóficas para ela. Eu não estou dizendo isso por causa de uma suposição como "Isso é o que Deus quer dizer", ou "Isso é o que a vontade humana faz ou não requer", ou "Isso é o que a causalidade é".
Não é isso que quero dizer. Estou tentando apenas chegar a um acordo com textos. Então deixe-me dar-lhe os textos que estão me governando aqui - ou, pelo menos, dar-lhes a Josh para que ele possa refletir sobre eles.
Quem faz os planos?
“Os planos do coração pertencem ao homem, mas a resposta da língua [isso é o que realmente acontece] é do Senhor” ( Provérbios 16: 1 ).
“O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor [isso é o que realmente acontece] estabelece seus passos” ( Provérbios 16: 9 ).
“Muitos são os planos na mente de um homem, mas é o propósito do Senhor que subsistirá” ( Provérbios 19:21 ). Isso é o que está acontecendo no navio. Isso não é apenas o final do cruzeiro de navio.
“Os passos de um homem são do Senhor; como então pode o homem entender seu caminho? ”( Provérbios 20:24 ).
“O coração do rei é uma corrente de água [essa seria uma das tripulações do navio] nas mãos do Senhor; ele o vira para onde quiser ”( Provérbios 21: 1 ).
“O controle soberano de Deus é completo, não parcial. Ela governa todos os aspectos da natureza, da história e da vida pessoal ”.
Agora, todos esses textos se referem à tomada de decisões comuns no barco. Se o que Josh quer dizer com nossas decisões sendo abertas - isso é o que ele disse: “aberto à livre vontade” - é que temos autodeterminação final na navegação , bem, a resposta é que não. Não há autodeterminação final humana. Só Deus tem autodeterminação final. Somos livres no sentido de que podemos fazer o que quisermos, mas no final das contas, Deus governa o que escolhemos. Nós não somos Deus e não podemos vetar a Deus.
É o que Jó teve que aprender em 42 capítulos de luta com Deus. Finalmente, ele conclui em Jó 42: 2: “Eu sei que você pode fazer todas as coisas, e que nenhum de seus propósitos pode ser frustrado”. Nenhum propósito de Deus pode ser vetado por um propósito do homem.
O que achamos que é aleatório neste mundo ou descontrolado, a Bíblia diz que é do Senhor. Ele diz coisas como Provérbios 16:33 : “A sorte é lançada no colo [diríamos que os dados estão enrolados no quadro], mas cada decisão é do Senhor." Isso é escolher uma coisa aleatória e dizer: "Não , não é aleatório da perspectiva de Deus. ”
O remédio de Deus para temer
Se você está incomodado com todos aqueles textos vindos do Antigo Testamento - o não deveria ser, mas se você está - aqui está a maneira de Jesus dizer a mesma coisa. Jesus diz em Mateus 10:29 : “Não são vendidos dois pardais por um centavo? E nenhum deles cairá no chão à parte do seu Pai ”.
Eu acho que a razão pela qual ele escolheu dois pardais e um deles simplesmente caiu de um galho em uma selva em algum lugar é porque isso parece ser a coisa menos significativa do mundo. Isto é como um pássaro morrendo em uma floresta em algum lugar que só Deus conhece. Isso é realmente aleatório e insignificante. Jesus diz: "Bem, você pode pensar que é aleatório, e pode ser insignificante, mas é controlado pelo seu Pai ".
“Até os cabelos da sua cabeça estão todos contados”, acrescenta ele. E então ele faz a aplicação maravilhosa: “Não temais, portanto; você é mais valioso do que muitos pardais ”( Mateus 10: 30–31). “Não tenha medo, portanto . . Em outras palavras, a soberania de Deus sobre os detalhes do universo e de nossas vidas é para tirar o medo. O controle de Deus, nosso Pai - nosso Pai bom e amoroso, que trabalha em conjunto para seus gloriosos propósitos e nosso bem - deve nos tornar ousados como um leão.
Deus programa seus dias
Eu diria que o livro de Tiago, no Novo Testamento, está virtualmente pensando da mesma forma que Josh está pensando - ou seja, estamos neste barco, e a questão é: São as pequenas coisas aleatórias, aparentemente insignificantes que escolhemos no barco governado por Deus?
"A soberania de Deus sobre os detalhes do universo e nossas vidas é para tirar o medo."
Tiago diz: “Venha agora, você que diz: 'Hoje ou amanhã iremos para tal e tal cidade e passaremos um ano lá e negociaremos e teremos lucro'”. Então, você acha que vai para algum lugar deste navio. Mas Tiago acrescenta: “No entanto, você não sabe o que o amanhã trará. Qual é a sua vida? Pois você é uma névoa que aparece por algum tempo e depois desaparece.
Agora, aqui vem a resposta de quão detalhado é o governo de Deus sobre o comportamento na navegação : “Em vez disso, você deveria dizer: 'Se o Senhor quiser, nós viveremos [isto é, não morreremos no cruzeiro]. Isto é, nós vamos para o nível mais alto do navio, ou para o nível mais baixo do navio, ou vamos ficar no sol hoje, ou vamos comer às 6:00 ou 5 : 00 hoje, ou seja o que for. Faremos isso ou aquilo, se o Senhor quiser. “Como é, você se orgulha de sua arrogância” ( Tiago 4: 13–17 ).
Parece-me que Tiago está dizendo que há uma soberania completa e meticulosa sobre nossa vida, sobre o fato de termos feito isto ou aquilo. O propósito disso não é apenas o que Jesus disse - ou seja, coragem - mas a humildade. É arrogante não pensar assim sobre o nosso comportamento no cruzeiro.
A ajuda que precisamos
Aqui está uma última observação. Se você pensa que pode ser cheio de fé, obediente e santo neste navio cruzeiro sem a habilitação soberana de Deus, então você não conhece sua própria pecaminosidade, e você não conhece a preciosidade da obra do Espírito Santo, no navio. Há apenas uma esperança de agradar a Deus neste navio cruzeiro, e essa é a obra soberana do Espírito Santo.
É apenas desconcertante para mim - na verdade, me deixa louco - quando os professores cristãos tentam tirar a soberania de Deus da luta pela santidade, que é tudo em nossa vida cristã. Aqui está o texto chave para mim. Hebreus 13: 20–21 :
Agora que o Deus da paz que trouxe novamente dentre os mortos nosso Senhor Jesus, o grande pastor das ovelhas, pelo sangue do pacto eterno, ofereça-lhe tudo de bom que você possa fazer a sua vontade [aqui vem a parte principal], trabalhando em nós aquilo que é agradável à vista, por meio de Jesus Cristo, a quem seja glória para todo o sempre. Um homem. De fato, amém. Para ele, seja a glória, não apenas por nos levar ao destino por decretos soberanos, mas também por nos permitir fazer tudo de bom que temos a fazer neste navio. O navio é o lugar onde vivemos, onde a glória de Deus brilhará ou não brilhará. Tomar a obra soberana do Espírito Santo, pela qual somos capazes de fazer o que agrada a Deus, longe do navio é uma loucura.
Veja 1 Coríntios 15: 10–11 : “Mas pela graça de Deus sou o que sou neste barco e sua graça para comigo não foi em vão. Pelo contrário, eu trabalhei [neste navio cruzeiro] mais do que qualquer um deles, embora não fosse eu, mas a graça de Deus comigo. ”O destino do navio e toda a nossa vida no navio são regidos por aquele “que opera todas as coisas [no navio e em nosso destino - todas as coisas] de acordo com o conselho de sua vontade” - sua vontade misericordiosa ( Efésios 1:11 ).
Traduzido por Camila Plens
Texto original Does God Direct All the Details of My Life?