Não sei se isso é recente ou se já é antigo, mas existem pessoas que ensinam a possibilidade do homem caído e totalmente depravado, chegar a um estado sem pecado enquanto estiver aqui na terra. Em sua maioria, usam versículos onde a exortação é para “sermos perfeitos”. Porém, precisamos analisar o que é, de fato, ser perfeito.
A palavra grega para perfeito é “teleios” (???????). Essa palavra aparece em textos como Colossenses 1.28, Efésios 4.13 e em alguns outros. Nem sempre irá aparecer a palavra “teleios” para perfeição, visto que nem sempre a palavra perfeito é atribuída a Deus.
A palavra perfeito (???????), em seu original, dentro do contexto dos textos acima, tem como significado: alguém que não carece de nada necessário para estar completo, adulto, maturo, maior idade. Percebemos facilmente que a ideia de Paulo, nos textos citados acima, não é trazer a mente dos seus leitores que eles alcançariam a perfeição (isento de pecado) aqui na terra. Sua chamada é para a maturidade.
A Bíblia nos exorta constantemente em relação a maturidade e é isso que precisamos buscar.
Alguém perfeito (segundo a Bíblia) é alguém que não carece de nada necessário para estar completo – porque Jesus já o supriu completamente. Também traz a ideia de maturidade, ou seja, pessoas que abandonaram o leite e estão no alimento sólido. Em Hebreus vemos exatamente essa ilustração. O autor usa a ideia de meninos (imaturos) e de pessoas perfeitas = maduras. A palavra grega aqui também é ??????? (ver Hebreus 5.12-14).
Busquemos, portanto, o alimento sólido. Sejamos maduros. Passou da hora de abandonar o rancor, a mágoa, a fofoca, a mentira, a calúnia e tantas outras coisas infantis e imaturas.
Enquanto estivermos nesse corpo físico, de carne, Cristo nos chama a maturidade. Maturidade não é isenção de pecados, mas sim uma vida com menos mimimi, menos “picuinha” boba e coisas do tipo. Livre-se da imaturidade!
Clinton Ramachotte